LAD (Linha de Avanços e Declínios) – Monitore a saúde do mercado
Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo o que é a LAD - Linha de Avanços e Declínios.
Conceito
A LAD é um importante indicador misto rastreador de tendência criado por Joseph Granville. O que ela mede? Correto, mede a força compradora ou vendedora do mercado, índice ou de setores específicos da economia. É ma forma simples de saber como está a “saúde” do mercado no curto a médio prazo.
O cálculo da LAD é muito simples, basta pegar a quantidade de ações que subiram e subtrair a quantidade de ações que caíram no dia. O gráfico é gerado pelo saldo diário acumulado, de acordo com a fórmula destacada.
Fazendo uma analogia a LAD representa um cabo de guerra, onde de um lado temos os touros e do outro os ursos. As ações que fecharam em alta entram no time dos touros e as que fecharam em baixa no dia fazem parte dos ursos.
Para a LAD cada ação possui a mesma força, logo o que faz um lado ganhar a disputa é uma quantidade superior de puxadores, neste caso de touros ou ursos. Ao final de cada dia a LAD nos mostra quem venceu a batalha.
Exemplo - IBOV
Vamos a um exemplo usando o Índice Bovespa, composto por 69 ações até a produção deste vídeo. Repare na tabela que no 1º dia tivemos 55 ações fechando em alta e 14 em baixa. Portanto, o lado dos touros venceu a 1ª batalha, deixando a LAD com valor inicial igual a 41.
No 2º dia houve mais uma vitória dos touros representada pelo resultado positivo igual a 31. Agora usando a fórmula, pega-se o resultado e soma ao valor anterior da LAD, deixando então a LAD igual a 72. No próximo dia tivemos um número maior de ações fechando em baixa, trazendo então a vitória para os ursos. Com um resultado negativo de 21 o valor da LAD caiu para 51.
Após mais alguns dias de cabo de guerra já é possível ver a evolução da LAD através de um gráfico de linha. Neste exemplo o gráfico da LAD nos mostra que o Ibovespa durante este curto período está sendo controlado pelos compradores, também conhecido como touros. Por quê? Correto, pelo simples fato de estar em um ponto mais alto do que o início da contagem.
Quais são os sinais gráficos emitidos pela LAD?
1. Coerência da tendência - isto ocorre quando a LAD segue a tendência de alta ou baixa do índice através dos seus topos e fundos ascendentes ou descendentes, respectivamente.
2. Divergência de alta ou baixa - este é o sinal gráfico mais importante da LAD. Recomendo assistir aos vídeos de aprendizado sobre divergências. No gráfico repare que o IBOV faz um fundo mais baixo que o anterior, enquanto a LAD faz um fundo mais alto. Esta é uma divergência de alta que apoia uma recuperação do índice.
3. Rompimento antecipado de resistências ou suportes - isto ocorre quando a LAD supera um topo ou fundo anterior e o índice não faz o mesmo. No gráfico contendo a LAD e o Ibovespa, a LAD supera dois topos anteriores enquanto o índice permanece abaixo. Este é um sinal positivo, pois colabora para o IBOV seguir o mesmo caminho, ou seja, romper também seus topos anteriores.
Analistas de mercado costumam usar a LAD para apoiar ou não a compra de um ativo ligado a determinado setor ou índice analisado. Por exemplo, caso você queira comprar a ITUB4 é recomendável analisar a LAD do Ibovespa, bem como verificar a LAD do Índice Financeiro.
Etapa concluída
Parabéns! Você concluiu mais uma etapa. Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!
Recomendo!
Assista também ao vídeo Divergências de Alta. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprenda>Blog do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.