OBV (On Balance Volume) – Saiba como identificar a força de uma tendência

Dalton Vieira
13 de September de 2017

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo o que é o OBV (On Balance Volume) e quais são suas principais características.


Conceito

O OBV é um indicador da categoria Rastreador de Tendência. O que ele mede? Correto, mede a força de uma tendência de alta ou baixa do preço através do saldo acumulado do volume. A representação gráfica é feita por meio de uma linha, a qual sobe quando o volume é positivo e cai quando o volume é negativo.


Para ficar mais claro observe a tabela e o gráfico acima gerado através da evolução do OBV. O volume é considerado positivo quando o preço de fechamento atual é maior que o preço de fechamento anterior. Neste caso, soma o volume atual ao OBV, conforme mostra a fórmula abaixo.


O volume é considerado negativo quando o preço de fechamento atual é menor que o preço de fechamento anterior. Neste caso, subtrai o volume atual do OBV, conforme mostra a fórmula abaixo.


E quando o preço de fechamento atual é igual ao preço de fechamento anterior? Simples, o volume é considerado neutro e o OBV permanece inalterado.


Sinais gráficos emitidos pelo OBV - Coerência

O que torna o OBV uma ferramenta útil? Correto, o fato de mostrar a força ou a fraqueza da tendência de alta ou baixa do preço. Logo, para fazer a leitura deste indicador é necessário verificar se os movimentos de alta e baixa do indicador estão coerentes ou divergentes dos movimentos do preço.

Vamos ao exemplo prático usando o gráfico diário da VIVO4. Observe que o preço está em tendência de alta devido aos seus topos e fundos ascendentes. O OBV está coerente com a tendência do preço? Sim, está coerente porque vem também fazendo topos e fundos cada vez mais altos.


Uma tendência de alta do OBV é o resultado de volume mais forte em dias de alta, o que aumenta a importância da tendência de alta do preço. Cenário preferido pelos analistas técnicos para as operações de compra.


Sinais gráficos emitidos pelo OBV - Divergência

Vamos agora verificar através do gráfico diário da OGPX3 como o OBV sinaliza fraqueza da tendência de alta do preço. Repare no ponto A destacado no gráfico que há um topo no preço e também no indicador OBV.


Posteriormente o preço volta a subir e consegue superar a máxima do topo A. No entanto, o OBV não faz o mesmo, gerando assim uma divergência e dando sinais de fraqueza da tendência de alta. Este é um indício que os grandes investidores não estão apoiando a subida da OGXP3. Veja o que acontece em seguida, forte queda do preço anulando a tendência de alta.


Sinais gráficos emitidos pelo OBV - Antecipação

Outro sinal gráfico emitido pelo OBV é o rompimento antecipado de resistência ou suporte do preço. Usaremos o gráfico diário da ITUB4 para demonstrar como ocorre este sinal. Primeiramente observe que houve uma divergência de alta entre o OBV e o preço, visto que o preço fez fundo descendente e o OBV fez fundo ascendente.


Além disso, no ponto A já podemos perceber que o OBV superou a máxima do topo sinalizado pela letra B. Repare que o preço ainda não superou o topo B. Logo, o OBV sinalizou antecipadamente que o preço tinha uma chance maior de superar o topo B, fato confirmado nos pregões seguintes.

Alguns analistas aproveitam este sinal do OBV para comprar um ativo, antecipando o possível rompimento da resistência.


Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa. Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!


Recomendo!

Veja também o artigo "Médias Móveis – Aprenda como utilizá-las para auxiliar suas operações". Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprenda> Blog do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.

Comentários | 0 mensagem(s)
Ver Todos Comentários
Posts Relacionados