Linha de Tendência de Baixa – O que é e quais são seus sinais gráficos

Dalton Vieira
04 de March de 2018

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo o que é a Linha de Tendência de Baixa e quais são suas principais características.


Conceito

O que é uma Linha de Tendência de Baixa, comumente chamada de LTB? É uma linha diagonal que liga no mínimo dois topos descendentes, traçada a partir do topo mais alto da tendência. Tem o objetivo de monitorar a tendência de baixa do preço de um ativo.

Linha de Tendência de Baixa - Conceito

Observe inicialmente na figura que há uma tendência de baixa do preço, caracterizada pela formação de topos e fundos descendentes. Para traçar a LTB, basta ligar os dois topos descendentes através de uma liga diagonal estendida à direita, conforme mostra a figura.


Sinais gráficos da LTB

Quais são os sinais gráficos obtidos ao usar a LTB?

1. Quanto maior for sua inclinação mais forte tende a ser a tendência de baixa.

2. Funciona como resistência. Logo, tende a ocorrer uma pressão vendedora quando o preço se aproxima da LTB.

Linha de Tendência de Baixa - Sinais gráficos

3. Quanto maior for o número de topos que tocam a LTB, mais significativa é a tendência de baixa, bem como a resistência proporcionada pela linha.

4. O rompimento para cima da LTB sinaliza fraqueza da tendência de baixa. Isto poderá resultar na reversão da atual tendência após a formação de um pivô de alta.


Exemplo - TAMM4

Vamos a um exemplo prático usando o gráfico diário da TAMM4. Repare que a partir do ponto A, topo mais alto no gráfico, há a formação do topo descendente B destacado. A partir deste momento é possível traçar uma LTB ligando os topos A e B para monitorar a tendência de baixa deste ativo.

Linha de Tendência de Baixa - Exemplo: TAMM4

Com a evolução da tendência de baixa da TAMM4, observe que no ponto C a LTB ao ser testada funcionou bem como resistência. Nesta região ocorreu uma pressão vendedora fazendo com que o preço rompesse a mínima do fundo anterior.

A formação de um topo após testar a LTB, geralmente revela uma oportunidade de venda de um ativo a favor da tendência de baixa. Por outro lado, o fechamento de um pregão acima da LTB da TAMM4 sinalizará uma chance de reversão desta tendência.


Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa. Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!


Recomendo!

Veja também o artigo sobre Tendência de Baixa. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprenda>Blog do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.

Comentários | 1 mensagem(s)
Mauro Ribeiro 04 de June de 2021
Muito boa a sua didática. Inclusive, a melhor que já vi na internet. Parabéns, Deus abençoe.
Ver Todos Comentários
Mauro Ribeiro 04 de June de 2021
Muito boa a sua didática. Inclusive, a melhor que já vi na internet. Parabéns, Deus abençoe.
Posts Relacionados