Padrões Gráficos – Figuras de Continuidade e Reversão

Dalton Vieira
18 de May de 2019

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo sobre os padrões gráficos, também conhecidos como figuras.


Figuras

Sabemos que a análise técnica visa identificar padrões de preço recorrentes com objetivo de obter lucro no mercado. Dentro destes padrões gráficos há diversas formações geométricas que ocorrem com certa frequência e que costumam sinalizar o próximo movimento do preço de um ativo.

As formações gráficas são divididas em duas categorias:

  • Figuras de continuidade;
  • Figuras de reversão.

Vamos abordar separadamente estas formações.


Figuras de continuidade

Primeiramente o que são as figuras de continuidade? São padrões gráficos que representam uma pausa na tendência vigente, um momento de consolidação ou congestão do preço. Após este período há uma maior chance de continuação da tendência que antecede o padrão.

Padrões Gráficos - Figura 1

Desta forma, quando a figura acontece dentro de uma tendência de alta é maior a probabilidade de ocorrer a continuidade do movimento de valorização, conforme mostra a figura 1.

Padrões Gráficos - Figura 2

Por outro lado, quando a figura ocorre dentro de uma tendência de baixa há uma chance maior de persistir o movimento de desvalorização, conforme mostra a figura 2.


Quais são as principais figuras de continuidade?

Padrões Gráficos - Figura de Continuidade

Figuras de Reversão

Abordando a próxima categoria das formações gráficas, o que são as figuras de reversão? São padrões gráficos que revertem uma tendência do preço. Portanto, quando a figura ocorre dentro de uma tendência de alta geralmente reverte para uma nova tendência de baixa, conforme mostra a figura 3.

Padrões Gráficos - Figura 3

Por outro lado, quando a figura ocorre dentro de uma tendência de baixa geralmente reverte para uma nova tendência de alta, conforme mostra a figura 4.

Padrões Gráficos - Figura 4

Quais são as principais figuras de reversão?

Padrões Gráficos - Figura de Reversão

Pontos importantes

Uma característica importante e comum nas figuras é a possibilidade de projetar o próximo movimento de alta ou baixa do preço. Logo, a identificação destes padrões no gráfico costuma revelar oportunidades interessantes de compra e venda.

Padrões Gráficos - Exemplo Projeção

Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa. Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!


Recomendo!

Veja também o artigo sobre Retângulo. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprenda>Blog do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.

Comentários | 0 mensagem(s)
Ver Todos Comentários
Posts Relacionados