Fim da Tendência de Alta – Saiba como ocorre

Dalton Vieira
25 de September de 2019

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo como ocorre o fim da Tendência de Alta.


Sinal que anula a tendência

Sendo a tendência de alta caracterizada por topos e fundos ascedentes, qual é o principal sinal gráfico que finaliza ou anula a tendência de alta de um ativo? O rompimento do suporte proporcionado pela mínima do fundo que antecede a máxima da tendência. Na prática como isto ocorre?

Na figura abaixo onde está o topo mais alto ou a máxima da tendência de alta? Correto, no ponto destacado em vermelho. Na sequência qual o fundo que antecede este topo? Ótimo, no ponto destacado em azul. Então agora marcamos o suporte deste fundo através de uma linha horizontal.

Fim da Tendência de Alta - Fundo descendente

O final da tendência de alta ocorrerá através de um movimento de baixa que supere o suporte marcado. Neste caso a tendência de alta foi anulada porque quebrou a sequência de fundos ascedentes. Necessariamente o próximo fundo será formado abaixo do fundo anterior.


Exemplo - TAMM4

No gráfico diário da TAMM4, figura abaixo, repare que do ponto A ao B há uma tendência de alta bem definida pelos topos e fundos ascendentes destacados. Olhando para o ponto C como podemos saber se a ação continua em tendência de alta?

Fim da Tendência de Alta - Exemplo TAMM4

Simples, primeiramente identificamos a máxima da tendência de alta, que neste caso está no ponto B. Agora marcamos com uma linha horizontal o suporte proporcionado pela mínima do fundo que antecede a máxima da tendência.

Houve o rompimento deste suporte? Sim. Portanto a tendência de alta da TAMM4 foi finalizada. Observe que em seguida há um movimento de alta formando um fundo mais baixo que o fundo anterior, confirmando assim a quebra da sequência de fundos ascendentes.


Exemplo - ITUB4

Vamos a outro exemplo. No gráfico diário da ITUB4, figura abaixo, repare que os topos e fundos são ascendentes até o ponto A, ponto mais alto do gráfico. Qual o fundo que antecede a máxima da tendência de alta? Correto. Traçamos então uma linha horizontal de suporte na mínima deste fundo.

Fim da Tendência de Alta - Exemplo ITUB4

A partir deste momento já é possível perceber que a tendência de alta foi finalizada. Mas por quê? Porque o movimento de baixa iniciado no ponto A rompeu a linha de suporte do fundo anterior, ponto B, quebrando assim a sequência de fundos ascendentes.

A finalização da tendência de alta torna-se mais importante quando há um fechamento abaixo do suporte. Neste exemplo isto somente ocorreu no ponto C do gráfico, cujo preço de fechamento do candle está abaixo da mínima do fundo anterior.


Topo descendente

Vimos que a superação do fundo que antecede o topo mais alto anula a tendência de alta, mas e se ocorrer apenas um topo mais baixo? Veja na figura abaixo a representação gráfica do que acabei de perguntar.

Fim da Tendência de Alta - Topo descendente

A ocorrência do topo descendente destacado em vermelho anula a tendência? Não, apenas sinaliza um enfraquecimento da mesma, visto que não houve força compradora suficiente para manter a sequência de topos cada vez mais altos.


Exemplo - LAME4

O gráfico diário da LAME4, figura abaixo, mostra o preço em tendência de alta através dos topos e fundos ascendentes destacados. Após o topo mais alto observe que em seguida houve a formação de um topo mais baixo, o que não anula a tendência. No entanto, representa um sinal de fraqueza ao não conseguir manter a formação de topos ascendentes.

Fim da Tendência de Alta - Exemplo LAME4

A finalização da tendência de alta é um importante sinal gráfico que representa, a partir deste momento, um risco maior para as operações de compra.


Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa. Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!


Recomendo!

Veja também o artigo sobre Tendência de Alta. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprenda>Blog do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.

Comentários | 0 mensagem(s)
Ver Todos Comentários
Posts Relacionados