Formações dos Candles

Dalton Vieira
19 de December de 2019

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo quais são as principais formações dos candles e os seus significados.


Formações dos candles

Os candles podem apresentar diversas formações após o término de cada sessão. Estas formações podem representar força ou fraqueza dos compradores ou vendedores, bem como o equilíbrio da força destes participantes do mercado. Os principais pontos de avaliação estão relacionados ao:

  • tamanho do corpo;
  • tamanho da sombra superior ou inferior;
  • posicionamento do preço de fechamento.

Força dos compradores

Qual a formação do candle que representa força por parte dos compradores? Correto. Candle de alta com corpo grande, cujo fechamento seja mais próximo da máxima, conforme destacado na figura 1.

Formações dos Candles - Figura 1

Força dos vendedores

E qual a formação do candle que representa força por parte dos vendedores? Ótimo. Candle de baixa com corpo grande, cujo fechamento seja mais próximo da mínima, conforme destacado na figura 2.

Formações dos Candles - Figura 2

Fraqueza dos compradores

Qual a formação dos candles que representa fraqueza por parte dos compradores? Correto. Candle com grande sombra superior, corpo pequeno na parte inferior e fechamento próximo da mínima, conforme destacado na figura 3.

Formações dos Candles - Figura 3

Fraqueza dos vendedores

E qual a formação dos candles que representa fraqueza por parte dos vendedores? Excelente. Candle com grande sombra inferior, corpo pequeno na parte superior e fechamento próximo da máxima, conforme destacado na figura 4.

Formações dos Candles - Figura 4

Equilíbrio entre compradores e vendedores

Qual a formação dos candles que representa um equilíbrio entre a força dos compradores e vendedores? Correto. Corpo pequeno no meio do candle e presença de sombras superior e inferior, conforme mostra a figura 5.

Formações dos Candles - Figura 5

Quanto maior for o tamanho das sombras em relação ao corpo pequeno do candle, mais significativo será o sinal de indefinição. Desta forma, a superação da máxima ou mínima deste candle terá uma maior importância para uma possível definição do próximo movimento do preço.


Exemplo - ITUB4

Vamos ao exemplo prático usando o gráfico diário da ITUB4. Inicialmente observe o candle destacado pela letra A. A longa sombra superior e o fechamento próximo da mínima mostraram que os compradores perderam a batalha para os vendedores durante o pregão.

Formações dos Candles - Exemplo: ITUB4

A fraqueza dos compradores sinalizada pelo candle A foi confirmada pelo candle destacado pela letra B. O corpo grande de baixa e o fechamento próximo da mínima desmonstraram um domínio dos vendedores durante todo o pregão, ampliando a chance de continuar o movimento de baixa.

Posteriormente houve a formação de dois candles de indefinição, destacados pelas letras C e D. O equilíbrio entre compradores e vendedores nestes dois pregões mostrou que o domínio dos vendedores visto nos pregões anteriores já não era mais o mesmo, trazendo assim a possibilidade de reversão do movimento de queda.

O candle seguinte destacado pela letra E sinalizou a fraqueza dos vendedores. A longa sombra inferior e o fechamento próximo da máxima mostraram que a batalha ocorrida durante o pregão foi vencida pelos compradores. Isto reforçou ainda mais a chance de reversão.

Na sequência, o candle destacado pela letra F, confirmou a retomada do movimento de valorização do preço. O corpo grande de alta e o fechamento próximo da máxima desmonstraram um domínio dos compradores durante todo o pregão, aumentando a probabilidade de continuar o movimento de alta.

Os candles de fraqueza e equilíbrio, caracterizados principalmente pela presença de corpo pequeno e sombras longas, são mais significativos quando ocorrem após um longo movimento de alta ou baixa. Já o candle de força, com corpo grande, tem uma importância maior no início dos movimentos, bem como no rompimento de resistências ou suportes.


Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa. Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!


Recomendo!

Veja também o artigo sobre Candlesticks. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprenda>Blog do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.

Comentários | 2 mensagem(s)
Douglas 15 de August de 2021
Muito obrigado por nós ajudar aula muito boa 👏👏
MAURO RIBEIRO 04 de June de 2021
AULA MARAVILHOSA, OBRIGADO
Ver Todos Comentários
Douglas 15 de August de 2021
Muito obrigado por nós ajudar aula muito boa 👏👏
MAURO RIBEIRO 04 de June de 2021
AULA MARAVILHOSA, OBRIGADO
Posts Relacionados