Gráficos – A relação preço x tempo
Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo sobre os gráficos e suas periodicidades.
Principais elementos
No artigo de introdução vimos que a Análise Técnica estuda o comportamento do preço em um determinado espaço de tempo. Ótimo! Mas qual a principal ferramenta para realizar este estudo? O gráfico.
Quais são os principais elementos do gráfico? O preço que está sinalizado na escala vertical, eixo y, e o tempo na escala horizontal, eixo x. O preço pode ser representado de várias formas no gráfico, as mais comuns são linha, barras e candlesticks.
Como escolher o tempo gráfico?
Além de definir o tipo de gráfico, é possível escolher qual tempo gráfico será usado nas análises. Há diversas periodicidades a sua escolha, como mensal, semanal, diário ou intradiário. Este último geralmente aborda um período igual ou inferior a 60 minutos. A disponibilidade de tempo e o perfil operacional de cada investidor são fatores determinantes para a escolha do tempo gráfico.
Investidores com pouco tempo para o mercado tendem a optar por operações mais longas, consequentemente por tempos gráficos maiores, como o mensal e o semanal. Já quem prefere operações mais curtas e dispõe de mais tempo costuma selecionar gráficos diário e intradiário, como por exemplo o de 60 minutos.
Diferentes referências temporais
Para demonstrar a evolução do preço em diferentes referências temporais, usaremos como padrão o gráfico de candlesticks. No gráfico semanal cada candlestick representa um resumo do que aconteceu com o preço do ativo na semana. Excelente! E como faremos para ver com mais detalhes o comportamento do preço dentro dessa semana?
Simples! Basta visualizar o gráfico diário, onde temos um candlestick para cada dia da semana, segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira. No semanal temos apenas um candlestick representando todos estes dias, como pode ser visto na figura abaixo.
Gráficos intradiários
Podemos também analisar o comportamento do preço dentro do dia, ou seja, no pregão? Perfeitamente. Neste caso o investidor terá que visualizar gráficos intradiários, como por exemplo 60 minutos, 30 minutos ou até mesmo o gráfico de 1 minuto. Observe abaixo o gráfico de 60 minutos, onde cada candlestick mostra a oscilação do preço no decorrer de uma hora.
Finalizando, é importante destacar que conceitos como topos, fundos, suportes, resistências e tendências, ou seja, os princípios essenciais da análise técnica, são aplicados em qualquer referência temporal.
Etapa concluída
Parabéns! Você concluiu mais uma etapa. Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!
Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprenda>Blog do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.