Nuvem Negra / Dark Cloud Cover – O que é e como identificá-la?

Dalton Vieira
20 de September de 2017

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo sobre o padrão de reversão dos candlesticks chamado Nuvem Negra ou Dark Cloud Cover.


Conceito

A Nuvem Negra é um padrão de baixa que sinaliza a reversão de um movimento de alta do preço para um movimento de baixa.


Principais características

Quais são suas principais características?

1. Ocorre após um movimento de alta definido.

Nuvem Negra - Características

2. Dois candles com cores distintas fazem parte do padrão.

  • O 1º tem que ser um candle de alta com corpo grande;
  • O 2º tem que ser um candle de baixa;
  • O corpo do 2º candle tem que invadir o corpo do 1º, logo o preço de abertura do 2º candle é superior ao de fechamento do 1º e o preço de fechamento do 2º fica entre o fechamento e a abertura do 1º, ou seja, dentro da região ocupada pelo corpo.

Aspectos importantes

Nuvem Negra - Fatores que potencializam

Quais são os fatores que potencializam a Nuvem Negra?

1. Preço de abertura do 2º candle acima da máxima do 1º, melhor ainda se for acima de uma área de resistência no gráfico;

2. Preço de fechamento do 2º candle mais próximo da abertura do 1º, ou seja, quanto maior for invasão no corpo melhor;

3. Volume alto na formação do 2º candle, preferencialmente superior ao do 1º;

4. Formação do padrão dentro de uma tendência de baixa do preço.


Sinal de confirmação

Nuvem Negra - Sinal de confirmação

Geralmente não há necessidade de ter um sinal de confirmação para a Nuvem Negra. No entanto, é recomendável aguardar um sinal mais forte de baixa quando o corpo do 2º candle invadir menos da metade do corpo do candle anterior. Em outras palavras, quando o preço de fechamento do 2º candle estiver mais próximo do fechamento do 1º.

Neste caso a confirmação geralmente ocorre quando:

  • o preço de abertura do próximo candle é abaixo do fechamento do 2º candle da Nuvem Negra;
  • o preço de fechamento do próximo candle é abaixo do fechamento do 2º candle da Nuvem Negra, melhor ainda se for abaixo da mínima.

Exemplo

Vamos ao exemplo. No gráfico diário da BVMF3, figura abaixo, podemos observar a ocorrência de uma Nuvem Negra.

Observe que após um longo movimento de alta do preço houve a formação de um grande candle de alta. Em seguida o ativo abriu o próximo pregão com um valor mais alto do que a máxima do dia anterior, demonstrando ainda uma perspectiva positiva.

No entanto, no decorrer do dia houve uma forte pressão vendedora que proporcionou um fechamento em queda, invadindo o corpo do candle anterior e gerando assim a reversão da perspectiva inicial do dia.

Nuvem Negra - Exemplo

Repare que neste exemplo o preço de fechamento do 2º candle está mais próximo do preço de abertura do 1º, ou seja, a invasão superou 50% do corpo do candle anterior. Fato que potencializa a chance de queda do preço.

A formação da Nuvem Negra normalmente revela uma oportunidade de venda após um grande movimento de alta. No exemplo este padrão gráfico resultou em um forte movimento de baixa da ação.


Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa. Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!


Recomendo!

Veja também o artigo sobre Padrões de Reversão dos Candlesticks. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprenda>Blog do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.

Comentários | 0 mensagem(s)
Ver Todos Comentários
Posts Relacionados