Fim da Tendência de Baixa – Saiba como ocorre

Dalton Vieira
05 de March de 2019

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo como ocorre o fim da Tendência de Baixa.


Sinal que anula a tendência

Sendo a tendência de baixa caracterizada por topos e fundos descendentes, qual é o principal sinal gráfico que finaliza ou anula a tendência de baixa de um ativo? O rompimento da resistência proporcionada pela máxima do topo que antecede a mínima da tendência. Na prática como isto ocorre?

Na figura abaixo onde está o fundo mais baixo ou a mínima da tendência de baixa? Correto, no ponto destacado em azul. Na sequência qual o topo que antecede este fundo? Ótimo, no ponto destacado em vermelho. Então agora marcamos a resistência deste topo através de uma linha horizontal.

Fim da Tendência de Baixa - Topo ascendente

O final da tendência de baixa ocorrerá através de um movimento de alta que supere a resistência marcada. Neste caso a tendência de baixa foi anulada porque quebrou a sequência de topos descendentes. Necessariamente o próximo topo será formado acima do topo anterior.


Exemplo - GFSA3

No gráfico diário da GFSA3, figura abaixo, repare que do ponto A ao B há uma tendência de baixa bem definida pelos topos e fundos descendentes destacados. Olhando para o ponto C como podemos saber se a ação continua em tendência de baixa?

Fim da Tendência de Baixa - GFSA3

Simples, primeiramente identificamos a mínima da tendência de baixa, que neste caso está no ponto B. Agora marcamos com uma linha horizontal a resistência proporcionada pela máxima do topo que antecede a mínima da tendência.

Houve o rompimento desta resistência? Sim. Portanto a tendência de baixa da GFSA3 foi finalizada. Observe que em seguida há um movimento de baixa formando um topo mais alto que o topo anterior, confirmando assim a quebra da sequência de topos descendentes.


Exemplo - AMBV4

Vamos a outro exemplo. No gráfico diário da AMBV4, figura abaixo, repare que os topos e fundos são descendentes até o ponto A, ponto mais baixo do gráfico. Qual o topo que antecede a mínima da tendência de baixa? Correto. Traçamos então uma linha horizontal de resistência na máxima deste topo.

Fim da Tendência de Baixa - Exemplo AMBV4

A partir deste momento já é possível perceber que a tendência de baixa foi finalizada. Mas por quê? Porque o movimento de alta iniciado no ponto A rompeu a linha de resistência do fundo anterior, ponto B, quebrando assim a sequência de topos descendentes.

A finalização da tendência de baixa torna-se mais importante quando há um fechamento acima da resistência. Neste exemplo isto somente ocorreu no próximo candle, ponto C, cujo preço de fechamento está acima da máxima do topo anterior.


Fundo ascendente

Vimos que a superação do topo que antecede o fundo mais baixo anula a tendência de baixa, mas e se ocorrer apenas um fundo mais alto? Veja na figura a representação gráfica do que acabei de perguntar.

Fim da Tendência de Baixa - Fundo ascendente

A ocorrência do fundo ascendente destacado em azul anula a tendência? Não, apenas sinaliza um enfraquecimento da mesma, visto que não houve força vendedora suficiente para manter a sequência de fundos cada vez mais baixos.


Exemplo - CSNA3

O gráfico diário da CSNA3, figura abaixo, mostra o preço em tendência de baixa através dos topos e fundos descendentes destacados. Após o fundo mais baixo observe que houve a formação de um fundo mais alto, o que não anula a tendência. No entanto, representa um sinal de fraqueza ao não conseguir manter a formação de fundos descendentes.

Fim da Tendência de Baixa - Exemplo CSNA3

A finalização da tendência de baixa é um importante sinal gráfico que traz a expectativa do início de uma nova tendência de alta.


Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa. Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!


Recomendo!

Veja também o artigo sobre Tendência de Baixa. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprenda>Blog do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.

Comentários | 0 mensagem(s)
Ver Todos Comentários
Posts Relacionados