Tipos de Gaps – Entenda suas principais características
Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo quais são os tipos de gaps e suas principais características.
Tipos de Gaps
Na análise técnica há diversos tipos de gaps. São eles:
- Gap de Área ou Comum;
- Gap de Fuga ou Corte;
- Gap de Continuidade ou Medida;
- Gap de Exaustão.
Gap de Área ou Comum
Quais são as principais características do Gap Comum?
1. Geralmente ocorre dentro de tendências indefinidas, conforme destacado no gráfico diário da AEDU3. Repare que o gap ocorre dentro de uma faixa de congestão que vai aproximadamente de R$24,30 a R$29,00.
2. Não há o prosseguimento do movimento do preço a favor do gap. No exemplo apresentado observe que a máxima do candle responsável pelo gap não é superada.
3. Costuma ser fechado rapidamente. No gráfico da AEDU3 repare que o preço retorna em poucas sessões até a máxima do candle que antecede o gap, mais especificamente no 3º pregão após o gap.
Gap de Fuga ou Corte
Quais são as principais características do Gap de Fuga?
1. Geralmente ocorre no rompimento de uma região de resistência ou suporte, representando respectivamente a retomada da tendência de alta ou baixa do preço. O gap de fuga apresentado no gráfico diário da BTOW3 gerou a perda do suporte da congestão, dando continuidade a tendência de baixa.
2. Geralmente é antecedido por uma congestão, faixa de preço onde há uma indefinição dos investidores, conforme pode ser visto no exemplo apresentado. Quanto maior for a congestão mais forte tende a ser o movimento a favor do gap.
3. É o gap que costuma ficar mais tempo aberto, ou seja, sem que haja um retorno do preço até a mínima do candle que antecede o gap de fuga.
Gap de Medida ou Continuação
Quais são as principais características do Gap de Medida?
1. Ocorre no decorrer de um movimento de alta ou baixa do preço, representando uma chance maior da continuação da tendência vigente. Veja um exemplo no gráfico diário da HYPE3, onde há a continuidade do movimento de alta após o gap.
2. Serve para projetar o ponto provável que o preço pode chegar após o gap. Para isto basta medir o tamanho do movimento que o antecedeu e projetá-lo a partir da abertura do gap. No exemplo apresentado, repare que a projeção do movimento que antecedeu o gap foi alcançada no 2º pregão após o mesmo.
Gap de Exaustão
Quais são as principais características do Gap de Exaustão?
1. Geralmente ocorre após um movimento de alta ou baixa acentuado, respectivamente próximo da máxima ou mínima deste movimento. Veja um exemplo no gráfico diário da VALE5. O gap ocorre próximo da mínima de um longo movimento de queda.
2. Não há o prosseguimento do movimento do preço a favor do gap. No exemplo apresentado observe que a mínima do candle responsável pelo gap não é superada.
3. Costuma ser fechado rapidamente. No gráfico da VALE5 repare que o preço retorna em poucas sessões até a mínima do candle que antecede o gap, mais especificamente no 3º pregão após o gap.
O gap de exaustão é geralmente utilizado como sinal de realização de lucro das operações de compra ou venda. Por outro lado, o gap de fuga é o mais usado pelos analistas para a abertura de novas operações.
Etapa concluída
Parabéns! Você concluiu mais uma etapa. Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!
Recomendo!
Veja também o artigo sobre Gaps de Alta e Baixa. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprenda>Blog do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.